Acomodações

As opções de acomodação são diversas e variam de acordo com o destino escolhido. Os tipos de acomodações mais comuns são: casas de família, residência estudantil, apartamento compartilhado, hotéis, backpackers e os alugueis de temporada. Para os estudantes, as acomodações mais solicitadas sãs as casas de família, residências estudantis e os apartamentos compartilhados. Para os mochileiros as melhores opções são os Backpackers. Para os turistas e viajantes em geral as melhores opções são os hotéis e alugueis de temporada.

As casas de família são conhecidas no exterior como homestay. Muitas famílias no exterior recebem estudantes internacionais. Hospedar-se em uma casa de família proporciona praticar o idioma que está aprendendo em um ambiente familiar, conhecer mais a rotina e a cultura local e principalmente fazer novos amigos. As refeições podem ou não estar inclusas. Quando inclusas as opções são: apenas café da manhã, café da manhã, almoço e jantar, ou café da manhã e jantar. Os quartos podem ser individuais ou duplos, que geralmente só estão disponíveis caso o estudante viaje com alguém. Casais costumam ser aceitos. 

As casas de família ficam a no máximo 45 minutos de distância da escola através de transporte público. Esse tipo de acomodação costuma ser organizadas pela própria escola e está disponível para estudante de todas as idades. Para o processo de seleção da família, o estudante preenche um questionário com várias perguntas pessoais sobre suas preferências, como: idade, hobbies, lazer, comidas favoritas, alergias, cuidados ou solicitações especiais, etc. O objetivo é identificar uma família com um perfil o mais parecido possível com o estudante. Os valores das casas de família são cobrados por semana ou por mês. A escola também cobra uma taxa de serviço referente a colocação na casa de família.

 

Existem opções de residências estudantis localizadas dentro dos campi das universidades e outras independentes. O formato das residência pode variar de acordo com a instituição, mas a maioria possui quartos individuais ou compartilhados, e as demais facilidades da casa compartilhadas como cozinha, sala de TV, banheiro e lavanderia. Algumas residência oferecem a opção de banheiro no quarto.  As residências podem ou não ser separadas por gênero. Em alguns casos, existem programas de refeições que podem ser incluídos, mas a maioria das residências não oferecem refeições. Esse tipo de acomodação é uma das melhores opções para quem busca um ambiente jovem e de maior independência. Outras vantagens são: conhecer diferentes culturas, praticar o idioma em uma comunicação jovem e informal, e fazer amigos de todo o mundo.

Dependendo do país, esse tipo de acomodação está disponível, tanto para estudantes que ainda estejam no Brasil, quanto principalmente para estudantes que já estejam no exterior. O formato desses apartamentos é semelhante aos nossos no Brasil, prédios de 3 andares com um, dois, três ou mais quartos, sala, banheiro e cozinha. Nos referimos a apartamentos mas casas também podem ser compartilhadas. A localização obviamente pode variar bastante, mas geralmente as opções mais procuradas são próximos as praias, no centro das cidades, ou próximas a escola. Muitos apartamentos já são alugados mobiliados. A quantidade de pessoas que morarão no apartamento dependerá da decisão do responsável pelo apartamento, no caso aquele que o aluguel está em seu nome. Por exemplo: em um apartamento de 2 quartos podem morar 2, 3 ou 4 estudantes. No caso de morarem 2 estudantes, cada um terá o seu quarto, ou seja, quarto individual. Obviamente paga-se um pouco a mais por conta disso, pois o aluguel inteiro do apartamento será divido apenas por dois. Caso morem 4 estudantes nesse mesmo apartamento, cada 2 estudantes ficarão em um quarto. Nesse caso, o quarto é duplo, paga-se mais barato pois o aluguel do apartamento será dividido por 4 estudantes. Quem define isso é o responsável pelo apartamento. Algumas das vantagens desse tipo de acomodação é que o estudante tem mais liberdade em suas ações, se sentindo de fato em um ambiente residencial. Outras vantagens são as amizades feitas com estudantes do mundo inteiro e a necessidade da prática do idioma, uma vez que o estudante estará morando com outros estrangeiros.

É possível encontrar diversos anúncios desse tipo de acomodação em cafés, nos murais das escolas e em páginas de jornais específicas de Share Accommodation. É responsabilidade do estudante determinar seus próprios critérios na escolha das acomodações que vão dividir, localidade, estrutura e saber mais sobre as pessoas com quem vai morar. Acreditamos que esse tipo de percepção e iniciativa faz parte do processo de maturidade e responsabilidade que os estudantes desenvolverão realizando um intercâmbio. Vale ressaltar que as escolas não inspecionam essas acomodações, não podendo fazer nenhum tipo de interferência.

No exterior também existe uma espécie de caução, conhecida como Bond, que deve ser paga pelos moradores do apartamento antes de sua ocupação. O Bond é um depósito-caução referente a 4 semanas do valor do aluguel, ressarcido após a desocupação do imóvel ou do quarto. Trata-se de uma garantia de que quando o estudante se mudar, ele entregará o quarto que ocupou no mesmo estado de conservação encontrado e que o responsável pelo apartamento será notificado sobre sua mudança com pelo menos 4 semanas de antecedência. O estudante que está se mudando também deve, dentro desse período, tentar achar alguém para substituí-lo. Inclusive também é esse o valor de caução que o responsável pelo apartamento paga a imobiliária no ato da locação do imóvel. O valor da caução é integralmente devolvida quando o estudante desocupa o quarto ou o imóvel comprovando o mesmo estado de conservação encontrado, além da notificação mínima de 4 semanas de antecedência.

Uma grande variedade de hotéis está disponível em nosso site. São hotéis de diferentes categorias, valores e localizações. As opções são inúmeras. É sempre recomendado fazer as reservas com antecedência, principalmente durante os períodos de alta temporada. Nessas épocas os hotéis costumam ficar parcialmente lotados, com 90% de lotação no mínimo. Com isso, as vagas restantes sofrem um acréscimo considerável. Praticamente todos os hotéis aceitam cartão de crédito para o pagamento. Alguns hotéis solicitam o cartão apenas como garantia da reserva, não cobrando multas por cancelamentos. Outros hotéis já podem cobrar o valor integral no cartão. Os procedimentos devem ser feitos dentro das políticas e regras de cada hotel. As reservas podem ser feitas diretamente em nosso site. Nos buscadores de nosso site é possível ver as fotos dos hotéis, mapas com a localização, ouvir opiniões e avaliações dos hotéis, efetivar as reservas, entre outras informações. Ou seja, todas as cotações, reservas e vendas de hotéis são feitas via sistema diretamente em nosso site.

O albergue é uma acomodação mais econômica, de excelente relação custo-benefício. É uma ótima opção para quem deseja se hospedar por pouco tempo ou mesmo um período maior, porém, gastando pouco. Os valores dos albergues podem ser calculados por dia, semana ou mês. Os quartos podem ser individuais ou compartilhados, com banheiro privativo ou compartilhado. Os hóspedes podem usar a cozinha, sala de TV, salão de jogos e demais ambientes de comum acesso a todos. Essa é uma das melhores opções de acomodação para quem deseja conhecer pessoas do mundo inteiro e fazer novas amizades.

Outra opção de acomodação temporária é o B&B (Bed & Breakfast). Os quartos estão localizados em casas particulares, e incluem quarto individual e café da manhã. Banheiro privativo pode ou não estar incluso. As casas das acomodações B&B podem ser de vários tipos: uma casa urbana e moderna, uma casa rural de fazenda ou uma casa perto da praia. A maioria das casas está registrada em uma associação profissional de Bed and Breakfast.

Quer saber mais? Entre em contato!

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?