Cursos de Idioma

Os cursos de idioma são os programas de estudo no exterior mais solicitados. Dentre eles, se destaca o curso de idioma geral, que abrange todos os níveis de conhecimento da língua, desde o iniciante até o avançado. Outras opções são: programas preparatórios para exames de proficiência, cursos de idioma para fins específicos, programas para menor e maior idade e cursos de idioma combinado com atividades turísticas, esportivas e culturais. Veja abaixo mais detalhes de cada programa.

Idioma geral

Os idiomas oferecidos são: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Japonês e Mandarim. Dependendo da carga horária estudada, os cursos podem ser semi-intensivos, intensivos ou super-intensivos. Os semi-intensivos vão de 10 a 15 horas por semana, os intensivos de 20 a 25 horas, e os super-intensivos de 30 a 35 horas semanais. Aulas individuais em paralelo ao curso também podem ser oferecidas como complemento. A duração do curso depende da necessidade e do interesse de cada um, mas geralmente varia entre 1 a 48 semanas. As turmas costumam ter de 5 a 20 estudantes por sala, dependendo da escola e do tipo de curso. Os cursos de idioma geral tem ênfase na leitura, gramática, conversação, escrita e compreensão oral do idioma.

Preparatório para exames de proficiência

Os exames de proficiência são as certificações que atestam de maneira formal ou oficial o conhecimento do idioma em todas as suas modalidades: escrita, leitura, compreensão e conversação. O curso preparatório para um exame de proficiência específico, aumenta muito as chances de aprovação do candidato. Isso porque esses programas preparam os estudantes com dicas dos exames, métodos de estudo, simulados, além de muitas vezes contar com professores que já foram examinadores oficiais das provas. Para ingressar em qualquer curso preparatório de exames de proficiência é necessário possuir nível avançado de conhecimento do idioma. Veja mais detalhes sobre os principais exames de proficiência de cada idioma.

Inglês

Os exames de proficiência mais reconhecidos são: IELTS, TOEFL, CAMBRIDGE, MICHIGAN, GMAT e GRE.

Espanhol

O principal teste de proficiência do idioma espanhol é o DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera.

Solicitado para quem deseja ingressar em programas de high school, colleges ou universidades na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Inglaterra. O IELTS é organizado em conjunto pela University of Cambridge ESOL, UCLES, British Council e IDP Education Australia. Existem dois tipos de IELTS: o General English, geralmente solicitado para quem quer fazer high school, college ou programas de trabalho; e o Academic English, solicitado para quem deseja ingressar em programas de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados. Ambos os exames são compostos por 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking (Compreensão, Leitura, Escrita e Conversação). As provas têm duração de aproximadamente 3 horas. A diferença entre os dois está nas provas de Reading e Writing, onde o Academic English é mais exigido. Para admissão nos programas de pós, a maioria das universidades exige uma nota entre 6 e 7, dependendo do curso escolhido. Já para admissão nos programas que exigem o General English, as notas solicitadas costumam ser entre 5 e 6. A nota máxima em ambos os exames é 9. O IELTS pode ser feito em 105 países. A validade do exame é de 2 anos. Uma nota é fornecida para cada módulo do teste. As notas individuais dos módulos geram uma nota geral. Para maiores informações, acesse: www.ielts.org 

Exame administrado pelo Educational Testing Service (Nova Jersey – EUA). Solicitado para quem pretende ingressar em programas de high school, colleges ou universidades nos Estados Unidos ou Canadá. O teste pode ser feito todos os meses em 180 países. O TOEFL é um teste de múltipla escolha, dividido em três partes: Listening, Structure-Written-Vocabulary e o Reading. As três partes têm peso igual. Para maiores informações, acesse: www.toefl.org.

O Cambridge é considerado o exame da língua inglesa com maior reconhecimento internacional. A certificação de Cambridge é formado por 5 exames modulares, que avalia os diferentes níveis de conhecimento do idioma inglês, são eles: KET (Key English Test), PET (Preliminary English Test), FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English), CPE (Certificate of Proficiency in English). O Cambridge é solicitado para admissão em colleges e universidades britânicas. O tipo de exame dependerá da universidade e do curso escolhido. O Cambridge também é muito valorizado para quem quer ingressar no mercado de trabalho, especialmente para professores de inglês, intérpretes e tradutores. Os exames são compostos por 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. Para outras informações, acesse: www.cambridge-efl.org.uk

O teste do Michigan, concedido pela Universidade de Michigan, é dividido em duas partes: O ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English, indicado para quem precisa provar conhecimento de inglês por motivos acadêmicos ou profissionais em nível avançado, e o ECCE – Examination for the Certificate of Competency in English, indicado para quem tem nível intermediário do idioma. Ambos exames são realizados em duas etapas. A primeira é um teste preliminar obrigatório, com 35 questões de múltipla escolha sobre gramática e vocabulário. A segunda é a prova final, composta de avaliação oral, questões de gramática, interpretação de texto, compreensão, vocabulário e redação. Para maiores informações, acesse: www.isa.umich.edu.



Indicado para quem quer ingressar em programas de MBA nos Estados Unidos ou outros cursos na área de finanças, contabilidade e matemática. O certificado é concedido pela mesma instituição que regulamenta o TOELF. O candidato faz um teste com questões de gramática, lógica, matemática e redação. Para maiores informações, acesse: www.gmat.org.



O GRE também pode ser solicitado para quem deseja ingressar em cursos de pós-graduação nos Estados Unidos. O certificado é concedido pela mesma instituição que regulamenta o TOEFL. A prova é formada por questões de múltipla escolha, que avalia o conhecimento do idioma, a capacidade de raciocínio, análise geral e de argumentação do candidato. Também é solicitada uma redação que avalia em nível avançado a escrita. Além do teste geral, há ainda o Subject, uma prova com questões para avaliação específicas na área de atuação do candidato. Para mais informações, acesse: www.gre.org.

O certificado do DELE é concedido pelo Ministério da Educação e Ciência da Espanha em conjunto com o Instituto de Cervantes. O exame atesta três níveis de conhecimento do idioma: inicial, básico e superior. O último deles permite lecionar o idioma. O DELE é solicitado para o ingresso em universidades de língua espanhola. O teste é de múltipla escolha com questões de interpretação de texto e gramática. Há também provas de compreensão, expressão oral e redação. Para maiores informações, visite o site: www.dele.org.

Francês

Os testes de proficiência do idioma são o DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française e o DELF – Diplôme d’Études en Langue Française.

Concedido pelo Ministério da Educação da França, é o diploma de nível superior de francês para estrangeiros. O DALF permite o ingresso em um curso de graduação nos países de língua francesa. O exame é dividido em quatro partes: questões orais, escritas, de compreensão e expressão do idioma. Para prestar o DALF é preciso fazer antes um teste de admissão ao exame ou ter o DELF nível 2. Para maiores informações, acesse: www.delfdalf.fr

Concedido também pelo Ministério da Educação da França, o DELF é aceito para o ingresso em cursos superiores ou em programas de estágio. O DELF é modular e dividido em seis unidades, do A1 ao A6. As provas de cada unidade são realizadas separadamente, com questões orais e escritas. O candidato que fizer apenas as quatro primeiras, receberá o DELF nível 1, que atesta conhecimentos básicos do idioma e da cultura francesa. Com essa certificação ou por meio de um teste de acesso, o estudante poderá prestar o DELF nível 2, que inclui as unidades A5 e A6 e certifica conhecimentos avançados do idioma e da cultura francesa. As inscrições são em abril e setembro e as provas são em junho e novembro. No Brasil, o exame também pode ser feito na Aliança Francesa. Para maiores informações, acesse: www.aliancafrancesa.com.br.

Alemão

Os testes de proficiência do idioma são o KDS – Kleines Deutches Sprachdiplom e o ZOP – Zentrale Oberstufenprufung.

Italiano

Concedido pela Universidade de Munique, o KDS é aceito por universidades de países de língua alemã para o ingresso em cursos superiores. A prova é realizada em dois dias. O estudante faz primeiro a parte escrita, que aborda literatura, gramática, compreensão e estrutura do texto, e depois o exame oral. Para maiores informações, acesse: www.goethe.de

Equivalente ao KDS, o exame do ZOP também é aceito em todas as universidades alemãs. A avaliação e a certificação são feitas pelo próprio Instituto Goethe. O exame é realizado em duas etapas: uma escrita e outra oral. Para maiores informações, acesse: www.goethe.de/br.

Os testes de proficiência são o CELI – Certificazione di Conoscenza della Lingua Italiana e o CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera.

Concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia, o exame certifica o nível de conhecimento do idioma italiano para fins acadêmicos e profissionais. O exame possui cinco níveis e o candidato escolhe aquele em que vai prestar. O CELI é composto por questões de compreensão oral, interpretação de texto. Para maiores informações, acesse: www.iicsanpaolo.esteri.it

Concedido pela Universidade para Estrangeiros de Siena, o CILS atesta o nível de conhecimento do italiano para fins acadêmicos e profissionais. O exame é dividido em quatro níveis. As provas são compostas por questões de compreensão e expressão oral, interpretação de texto e redação. Para maiores informações, acesse: www.iicsanpaolo.esteri.it

Idioma para fins específicos

Diversos programas de estudo do idioma em áreas específicas de atuação são oferecidos no exterior. Os principais são: Cursos de inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano para Executivos, Advogados, Profissionais da área de Aviação, Professores de Idioma, Médicos, entre outros. Nesse tipo de programa o vocabulário do curso é direcionado à área de atuação. Em alguns casos, paralelo ao curso, também são realizados seminários e palestras sobre a profissão naquele país, abrangendo também um intercâmbio de experiências profissionais. O enfoque do programa é sempre o de desenvolver o idioma do estudante na área em questão. Para ingressar nesse tipo de curso é necessário possuir nível intermediário/avançado do idioma. Também é possível fazer um curso de idioma geral em paralelo, para aqueles que tenham maior necessidade de praticar a base do idioma, e assim alcançar um resultado melhor no curso voltado para a área de atuação.

Cursos para melhor idade (a partir de 50 anos)

Em diversos países é possível realizar cursos para a melhor idade. As turmas são divididas por idade (a partir de 50 anos) e quando possível por nível de conhecimento do idioma. Esse é um tipo de curso e público de intercâmbio que vem crescendo bastante, pois tratam-se de aposentados, pessoas já resolvidas financeiramente, que tem como grande prazer em suas vidas viajar. E nada melhor do que viajar, aprendendo um pouco mais o idioma e a cultura do país. A viagem se torna mais interessante, proporcionando uma oportunidade de novas amizades ou mesmo novas histórias de amor para os cinquentões solteiros.

Cursos para adolescentes

Os programas de idioma para adolescentes podem ser feitos em dois formatos: O primeiro é uma colônia de férias onde o estudante passa de 1 a 2 meses no exterior, sempre na época de suas férias escolares. O estudante pratica o idioma na parte da manhã e realiza atividades interativas, de esporte e lazer, no período da tarde. Geralmente, nesse tipo de programa os estudantes ficam hospedados na própria escola, sendo que também é possível hospedagens em casas de família. Na maioria dos casos as refeições estão inclusas. Esse programa é excelente para grupos de estudantes e tem como objetivo o aperfeiçoamento do idioma, a conquista de maturidade e o ganho de conhecimento cultural, adquirido através do convívio com estudantes de todas as partes do mundo. A segunda opção é o High School. Nesse caso, o estudante faz um semestre ou o ano acadêmico no exterior, podendo também fazer em paralelo um curso intensivo do idioma, a fim de melhorar sua performance no curso acadêmico.

Cursos com atividades

Outros programas são os cursos de idioma combinado com atividades. É possível combinar os cursos com a prática de atividades esportivas, culturais, artísticas e gastronômicas. Nesse caso, o curso de idioma é realizado no período da manhã e as atividades no período da tarde ou noite. Dependendo da atividade não é necessário nenhum conhecimento prévio. Alguns exemplos desses programas para adultos são: cursos de inglês com surfe no Havaí ou na Austrália na Austrália, espanhol com dança flamenco na Espanha ou com tango na Argentina, italiano com pintura, francês com vinhos ou gastronomia na França, entre outros. OBSERVAÇÃO: Ao fim de todos os cursos de idioma, independente de qual seja, os estudantes sempre recebem um certificado atestando o nível de idioma alcançado e a assiduidade no curso.

Quer saber mais? Entre em contato!

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?