Graduação

As universidades no exterior possuem um formato de graduação bem semelhante às do Brasil. A maioria dos cursos têm duração de 3 anos. Algumas áreas mais específicas, como Medicina e Direito, tem maior duração, podendo chegar até 6 anos de estudos. Existem opções de universidades públicas e particulares, porém para estudantes internacionais todas as universidades são pagas.

Pré-requisitos

Para ingressar nas universidades é necessário já estar cursando uma graduação no Brasil, por no mínimo 6 meses, e possuir conhecimento em nível avançado do idioma local, comprovado por meio de exame de proficiência. O tipo de exame e nota dependerá da universidade escolhida. Para os estudante que apenas terminaram o segundo grau e ainda não ingressaram em uma graduação é necessário fazer um programa pré-universitário de estudo, que pode durar de 6 meses a 1 ano, conhecido como Foundation Year. Para todos os casos também é necessário a tradução juramentada do histórico acadêmico.

Áreas de estudo

As áreas dos cursos de graduação são bem diversificadas, desde as mais tradicionais, como Administração, Direito, Informática, Engenharia, Arquitetura, Medicina ou Odontologia, até cursos com mais específicos como Nanotecnologia, Artes Criativas, Sports Management, Aviação, entre muitos outros.

Transferência de cursos para o exterior

Também é possível transferir o curso para uma universidade no exterior, nesse caso, o aproveitamento de matérias está sujeito a análise. A maioria das matérias costumam ser aproveitadas, com variação de 50 a 80% de aproveitamento, contudo para uma avaliação mais precisa será sempre necessário apresentar o histórico acadêmico devidamente traduzido por um tradutor juramentado. Um outro programa de graduação existente é o Study Abroad Program, onde o estudante realiza apenas 1 semestre de sua graduação no exterior.

Quer saber mais? Entre em contato!

Rolar para cima
×