Pós-Graduação

Os cursos de pós-graduação no exterior são modulares. A conclusão de cada módulo oferece ao estudante certificações. O período mínimo de estudo ou a duração de cada módulo é de 6 meses. De um modo geral, as pós-graduações no exterior são divididas em programas denominados: Graduate Certficate, Graduate Diploma e Master. Apesar do nome “Graduate” os programas se referem a pós-graduação.

Pré-requisitos

Para ingressar em todos os programas é necessário ter nível avançado do idioma, comprovado por meio de exame de proficiência. O tipo de exame e a nota dependerá da universidade e do curso escolhido. Também são avaliados o diploma, o histórico acadêmico do estudante, e em alguns casos o currículo de trabalho.

Duração dos cursos

Os programas de pós-graduação no exterior têm duração de 6 meses a 2 anos. Dentro das pós-graduações, o Graduate Certificate tem duração de 6 meses, o Graduate Diploma possui duração de 1 ano, e o Master que é a pós completa dura de 1 ano e meio a 2 anos. O Master é dividido em dois tipos de programa: coursework e research. A duração exata de cada curso varia de acordo com o programa, a universidade e o país de estudo. Por fim, também estão disponíveis programas de Doutorado que têm duração mínima de 4 anos.

Bolsas de estudos

De um modo geral, as universidades, os colleges e as high schools no exterior não trabalham com bolsas de estudos. Eventualmente bolsas integrais ou parciais são oferecidas apenas para programas de mestrados e doutorados. São raros os casos de bolsas oferecidas para outros tipos de cursos. Casos isolados de concessão podem ocorrer para atletas profissionais ou amadores de alta performance, que possam vir a representar as instituições de ensino em competições esportivas. Porém, nesse caso o contato deve ser feito diretamente pelo estudante com a instituição de ensino. Na maioria das situações é mais recomendado procurar oportunidades de bolsa juntamente ao governo brasileiro, nas instituições responsáveis, no caso a CAPES e o CNPQ. Em todos os casos os estudantes também podem fazer pesquisas diretamente com as instituições no exterior e argumentar porque deveriam receber uma bolsa de estudo.

Reconhecimento dos cursos pelo MEC

Os cursos de ensino médio, graduação, pós e mestrado realizados no exterior, independentemente da escola ou universidade frequentada, não tem reconhecimento direto do Ministério da Educação (MEC) no Brasil. Para que haja esse reconhecimento é necessário que alguma instituição no Brasil convalide o programa de estudo feito no exterior. Para isso, na maioria dos casos, as instituições no Brasil exigirão que seja feito no mínimo mais 6 meses de estudo na instituição brasileira em questão para a convalidação. Em outros casos, dependendo do curso e da análise do currículo acadêmico, esse período de estudo pode ser menor ou maior.

Aproveitamento de matérias

Para um melhor reconhecimentos das matérias cursadas no exterior, recomendamos que o estudante faça uma pesquisa prévia com a instituição que estuda atualmente no Brasil ou que pretende estudar no futuro para saber sobre o processo de aproveitamento de matérias. Ninguém mais apto a fazer uma avaliação prévia do que a própria instituição em que o estudante estará retornando ou iniciando seus estudos. Eventualmente podemos ajudar nesse processo entrando em contato com as instituições no exterior para solicitar a grade curricular dos cursos.

Quer saber mais? Entre em contato!

Rolar para cima
×