Seguro Viagem
Considerado um dos itens mais importantes de uma viagem ao exterior, o seguro viagem é altamente recomendado independente da finalidade da viagem. Sempre existe um formato de seguro adequado, de acordo com o propósito da viagem: turismo, estudo ou negócios. As modalidades de seguro variam de acordo com a idade, o tempo de permanência no exterior e as coberturas oferecidas. Os seguros podem ser contratados por dia, semanas ou meses. Deve-se evitar possíveis imprevistos de saúde ou acidentes. É essencial estar resguardado no período da viagem. Qualquer internação, cirurgia ou uma simples consulta no exterior pode sair bem caro. Sendo que muitos hospitais exigem o pagamento antes da internação, que pode complicar ainda mais a situação se não dispor no ato dos valores necessários para o atendimento que precisa.
Existem diversos países que só permitem a entrada em seus territórios com a apresentação de um seguro viagem. Alguns países exigem além do seguro, coberturas com valores específicos para alguns itens, como acidentes e enfermidades, considerados os de maior importância. É o caso da Europa, onde os países que fazem parte da comunidade européia exigem dos visitantes um seguro com cobertura mínima de EUR 30.000,00 (trinta mil euros) para acidentes e enfermidades. Basicamente é uma garantia de que o visitante terá suporte próprio caso necessite utilizar o serviço de saúde do país. Por serem particulares, os seguros permitem atendimentos em toda a rede particular de saúde sem que haja nenhuma necessidade de efetuar qualquer tipo de pagamento antecipadamente. Ou seja, os seguros não funcionam por meio de pagamentos e reembolsos, basta acionar o serviço.
As coberturas dos seguros podem variar de acordo com o tipo de seguro contratado, porém, de modo geral as principais coberturas são:
- Assistência médica em caso de enfermidade ou acidente;
- Gastos com medicamentos;
- Serviços odontológicos básicos;
- Adiantamento de fundos para fiança em caso de acidentes;
- Seguro de acidentes pessoais;
- Despesas de hotel por convalescença;
- Repatriação sanitária e funerária;
- Traslado sanitário;
- Traslado de um familiar e acompanhamento de menor;
- Assistência legal em caso de acidentes;
- Despesas por atraso ou cancelamento de vôo;
- Indenização complementar por perda de bagagem;
- Serviços de identificação e localização de bagagens;
- Compensação por demora na localização de bagagem;
- Assistência em caso de perda ou roubo de documentos ou cartões de crédito; e
- Garantia de viagem de regresso e outros serviços.
Para utilizar o seguro é necessário entrar em contato por telefone por meio de um toll free (0800) de acordo com o país que estiver. Cada país possui um telefone de contato diferente, os quais são informados na apólice do seguro. Para fazer o agendamento do atendimento desejado basta informar o número da apólice do seguro. O médico ou hospital de atendimento será informado e agendado de acordo com a sua localidade e a especialidade que deseja atendimento. Todas as consultas e atendimentos devem sempre ser feitos previamente por telefone. As únicas exceções são em casos que o estudante esteja desacordado e sem condições de fazer qualquer contato prévio. Nesse caso e somente neste, o estudante pode ir em qualquer hospital para ser atendido. Nessas situações pode ocorrer do estudante ter que fazer o pagamento do serviço médico antecipadamente para receber o reembolso da seguradora posteriormente. Para isso é necessário apresentar os documentos e prescrições médicas que comprovem a gravidade do estado de saúde que o impediu de fazer o atendimento pré-agendado assim como todos os comprovantes dos pagamentos realizados.
Quer saber mais? Entre em contato!
- Consultores especializados
- Atendimento gratuito
- Receba nossa newsletter